sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O pedro é um arquitecto "classicó-romântico"!
É rapaz para não ter chegado ainda à meia idade, mas parece ter vindo da era pré "autocad".
Do tempo em que os arquitectos eram muito mais do que projectistas de monitor à frente, andavam no terreno, conheciam os hábitos, a cultura, a génese local, as matérias primas da região, a escala adequada e as reais necessidades, desenhavam todos excelentemente, eram quase antropólogos, mais ou menos paisagistas e urbanistas e só no fim projectistas á mão levantada.
Conheci-o à 7 ou 8 anos, tinha nessa altura conseguido a proeza de pós final de curso ser admitido num dos mais conceituados gabinetes de arquitectura do país.
Mais ainda, a grande proeza de poucos meses depois se despedir para passar a servir à mesa num bar de praia com uma vista fabulosa para as ondas que rebentam perfeitas, mesmo sobre a esplanada.
Encontrei-o agora por acaso anos depois, num dia frio de outubro, nas falésias da Arrifana onde só estas almas por esta altura vagueiam.
Estaciona a "Maravilhosa" ao meu lado, são menos de dois metros de viatura vermelha da marca das vespas, tamanho suficiente para conseguir na diagonal sobre um colchão feito à medida, esticar as pernas durante a noite.
Less is more... o lema já não é novo, tem sido é esquecido, o Pedro segue-o em todas as vertentes.

4 comentários:

Euzinha! disse...

Passeando por blogs cheguei ao seu. Lindos desenhos e belo texto.
Parabéns.

anniehall disse...

Os desenhos são o costume ....cativantes ( acho que diz mais que lhes chamar bonitos ,por exemplo.O lema do seu amigo less is more tb faz parte aqui da vida:)

Magic Moments disse...

Conhecemos o Pedro o fim de semana passado em Ribeira D'Ilhas. Foi engraçado passar pelo teu blog e conhece-lo também agora em desenho e texto.

Adorei o desenho, fez parar a vida naquele instante!

Parabéns!
Carla e Nuno MagicM

GRAVO disse...

Eu, aqui do outro lado do oceano, fico a imaginar esse encontro, e queria estar na mesa, pra tb falar da boa arquiteura. Saudade desse tempo. Sou arquiteta brasileira, tb ja fui desse tempo, do croqui, do levantamento de campo, conhecer as pessoas. Adoro! Agora sou ilustradora, gostei do seus desenhos, parabéns!