quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Portugal não é um país tão pequeno como parece!
Basta-nos para isso optar pelas velhas estradas que ainda passam pelos centros das terras que antigamente serviam também para marcar as viagens por etapas,
parar para desentorpecer as pernas e arrefecer os motores.
Acordei cedo em Chaves e resolvi seguir pela N2 até acabarem os marcos da estrada.
Cheguei 4 dias depois ao Km 737, a escassos metros da placa que marca o limite urbano da cidade de Faro.
“Fiz-me” à estrada” para atravessar Portugal pela N2 numa velha carrinha VW do tempo em que não havia alternativas ao itinerário para quem fosse de Chaves para Faro. Assim não destoava na paisagem nem nos desenhos que fiz pelo caminho!
A N2 segue de norte a sul pelo eixo longitudinal de Portugal, pela sua equidistância foi em tempos, muito antes de ser estrada nacional e de haver automóveis um eixo importante de defesa e de desenvolvimento económico.
Hoje é uma estrada esquecida, cheguei a percorrer dezenas de kilómetros sem me cruzar com ninguém, algumas barragens e vias rápidas atravessaram-se pelo velho caminho, hoje com o dedo no mapa dificilmente conseguimos acompanhar
a totalidade do o seu percurso.
A estrada encontra sempre vias alternativas aos grandes desníveis, caminhando pelos vales e meias encostas, provavelmente para poupar as mulas e os cavalos na era pré automóvel e que agora deram muito jeito aos escassos cavalos do motor da carrinha.
Sendo pequeno, Portugal não será talvez um país que convide a grandes travessias, pelo percurso da N2 pude experimentar um pouco dessa sensação, da melhor forma, devagar numa “pão de forma”.

Ver o filme da primeira parte da viagem Chaves-Viseu no "i" on line aqui!

8 comentários:

MédioCriativo disse...

Fantástico! Magnífico projecto e fabulosos desenhos (como sempre)!

Não me parece haver nenhuma outra alternativa senão arranjar forma de passar a ideia a livro e depois saber de que maneira eu próprio o posso comprar. Fico à espera das "instrucções"... até porque estou certo de não estar sozinho nesta vontade.

Um abraço e um Ano Novo cheio de alegrias e tempo para desenhos.

Filipe LF disse...

Grande João, um 2010 com altas ondas, em altos contrastes e de altas histórias.
Abraço

Henrique Vogado disse...

O projecto tem de seguir para a edição de um livro. Adorei os desenhos e o apoio do jornal "i". Ficamos a aguardar o livro.
Um abraço.

André Falcão disse...

Parabens pela excelente reportagem visual.
Acho a ideia de um livro inspiradora, portanto estou à espera...desse e de outros projectos teus!
Um abraço de bom ano e que nos encontremos brevemente por ai entre Carcavelos e Ribeira d'ilhas.

Li Ferreira Nhan disse...

Olá João,
sou fã de seus desenhos já há algum tempo...
Hoje me chamou atenção a miniatura do seu post no meu blog no link de blogs 5 estrelas; "EN2".
EN2, EN2,
EN2... EN2 !
Claro, em algum dia nas minhas viagens em terras lusitanas andei pela EN2...
Em Chaves(terra de meu avô), Vidago, Pedras Salgadas...
Vim até aqui e tive o maior prazer em ver (do começo ao fim, sem interrupção) seus relatos, desenhos, filmes, dessa aventura poética e carinhosa por essa terra que eu amo tanto.
Seu caderno esta esta fantástico!
PARABÉNS!
E, se for publicado (livro) mencione aqui no blog pois quero muito um exemplar.

Este ano passado quase nos esbarramos por essas terras; em junho passado estive em Chaves, na região de Santarém e em Lisboa.
Infelizmente não vi o "pão de forma amarelo" por essas bandas... Certamente eu o teria notado.

Obrigada e continue sempre nos presenteando com essas maravilhas!
Abraços desde o Brasil,
li

Paula Valério disse...

Fabuloso!Desde a carinha, o cão, o João...e os seus desenhos...simplesmente maravilhoso!
É um orgulho ter um professor assim.
Parabéns João.

Paula Valério

Miguel Sá Menezes disse...

Fiquei fascinado ... comprei o livro que conheci hoje de manhã e não parei enquanto não o encontrei, Fnac 25€ e pelo que vi foram muito bem empregues
Obrigado por este legado Professor João
Miguel Menezes

João Correia (Jota) disse...

Acabei de publicar um blogue com 330 fotos e toda a narrativa da minha viagem de sete dias pela EN-2

O Blogue chama-se Pela Estrada Nacional 2 de Chaves a Faro e tem o seguinte hiperligação.

http://estradanacional2chavesfaro.blogspot.com

Este Blogue foi importante nas dicas que me deu para a preparação da viagem.

Obrigado.